A Perfect Liberty (PL) é uma seita japonesa que tem como tema central de sua doutrina o princípio “VIDA É ARTE”.
Afirmam que, se alguém viver de acordo com os princípios ensinados pelos patriarcas da PL, que dizem ter sido recebidos por “iluminação”, uma imitação flagrante do Budismo, poderão viver a liberdade verdadeira, para progredir, desenvolver-se e alcançarem a felicidade, a perfeita liberdade.
Através de preces, juras, conselhos, promessas, trabalho em prol da seita e contribuição financeira, prometem ao adepto que este receberá graças maravilhosas.
Histórico
Tokuharu Miki, afirmam os seguidores da Perfect Liberty, foi o fundador da seita. Nascido em Matsuyama, província de Ehime, Japão, desde os oito anos de idade, fez-se monge budista da seita Zen. Miki fez várias tentativas de fundar, organizar uma seita. Aos 41 anos, Miki conheceu um homem, a quem chamavam “Mestre Kanada”. Este dizia ter recebido de Deus ensinamentos profundos que, segundo ele, poderiam abalar o mundo.
Miki ingressou na tal seita e, após cinco anos, já era um mestre. Kanada, por ocasião de sua morte, nomeou Miki seu sucessor, e a este transmitiu os 18 preceitos que iriam, mais tarde, constituir as bases da PL.
Após anos de meditação, Miki afirmou ter, também, recebido outros preceitos, três ao todo, da parte de Deus, que, com aqueles 18 iniciais, viriam a formar os 21 preceitos sagrados da seita que ele sempre teve desejo de fundar.
Miki, enfim, fundou a sua seita, a ordem HitoDNo-Michi (O Caminho da Humanidade), que alcançou um crescimento espantoso, atingindo, em 10 anos, a marca de 1 milhão de adeptos. O governo japonês, contudo, condenou a doutrina, perseguiu as comunidades, havendo dissensões e desentendimentos, o que ocasionou o fim da seita. Dois anos depois, em 1938, Miki morreria.
Em 1946, Toruchira Miki, filho de Tokuharu, resolveu ressuscitar a seita de seu pai na cidade de Tossu, em Saga, no Japão. Ajuntou, aos 21 preceitos sagrados, um sem número de dogmas, juramentos e cerimônias, dando forma à nova seita, a PL como conhecemos hoje. Toruchira Miki tem o cognome deOSHIEOYbDSMb, que significa “o pai dos ensinamentos”; é o atual patriarca da PL.
A sede principal da PL está situada em Tondabayashi, próxima a Osaka, no Japão. No Brasil, afirmam haver mais de 300 mil adeptos distribuídos pelas mais de 120 sedes. E no mundo, estima-se que haja cerca de 3,5 milhões de seguidores.
Palavras Mágicas
A PL tem algumas palavras mágicas que são utilizadas, e são:
Shikiri – É o ato de prometer alguma coisa a Deus. Por ser uma coisa séria, deve ser feita somente por quem vai cumprir.
Prece de Oyashikiri – Afirmam que, pela simples pronúncia das cinco sílabas desta palavra, pode-se receber a força e todas as graças emitidas pelo Shikiri do Patriarca. Para se fazer esta prece é necessário dar-se uma oferta em dinheiro, além de jurar, por toda a vida, seguir a PL. Só assim . . .
Mishirassê – Problemas, doenças, insucessos, acidentes, infortúnios e coisas assim.
Mioshiê – É sempre usado em relação às doenças. É a orientação sagrada dada pelos líderes da PL, e é sempre seguida de juramentos.
Kaisetsu – Orientação individual sobre problemas particulares.
Missassaguê – Sentimento que leva o homem a trabalhar ativamente, principalmente na PL, como: limpar a sede, conseguir adeptos, contribuir financeiramente, etc. Alcançam muitas graças os que praticam o Missassaguê.
Aramitama e Omitama – São juramentos sagrados feitos pelos peelistas. Pela manhã, são obrigados a jurar as suas decisões do dia.
Rensei – Estudos das doutrinas da PL que são ministrados pelos mestres ou auxiliares, em suas sedes ou locais especiais de encontros.
Kyosso-Sai – Festejos com fogos, por ocasião do aniversário da morte de Tokuharu Miki.
Como pudemos constatar, é dada uma grande ênfase ao juramento. Todavia, Jesus nos ensinou que não devemos jurar de modo algum; a nossa palavra deve ser: sim, sim; não, não, pois, o que passar disso, vem do maligno. (Mt 5.34-37).
Os 21 Preceitos
A PL tem por base fazer com que o homem alcance a perfeição; isso através do esforço humano. É uma religião humana que despreza a salvação como dom de Deus. Seus 21 preceitos são:
1) Vida é arte – A PL prega a vida física como sendo o centro das atenções da pessoa. Jesus ensinou diferente.
Mt 16.24-26 - “Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa, achá-la-á. Pois, que aproveitará o homem, se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, que dará o homem, em troca da sua alma?”.
2) A vida do homem é a sua auto-expressão – O apóstolo Paulo não ensinou desta forma.
Fp 1.21 - “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro”.
3) O eu real é a expressão de Deus – Crêem que o homem é parte da divindade.
Hb 1.2-3 - “... nesses últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual, também, fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, ...”.
4) Sofre, quem não expressa o que sente – Todos nós sofremos. O apóstolo Paulo, contudo, comparou o sofrimento atual do cristão com aquela glória que há de ser revelada.
Rm 8.18 - “Porque, para mim, tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não são para comparar com a glória por vir a ser revelada em nós”.
A glória futura é muito superior.
5) O homem se perde, quando dominado por sentimentos emotivos – Há muito de verdade nesta afirmativa, mas nada de divino ou sobrenatural.
6) A personalidade real está na ausência do ego – Este pensamento estaria completo se acrescentássemos a expressão “E na presença de Cristo”.
7) Tudo co-existe na mútua relatividade – Nem tudo. Não pode haver relatividade mútua entre a luz e as trevas; Cristo e Satanás; Igreja e o mundo . . .
8) Viva radiante como o sol – Como mensagem de otimismo é muito boa; mas a única maneira de brilharmos neste mundo, sermos luz em meio a tanta treva, só tendo Jesus Cristo, pois Ele é o Sol da nossa Justiça. Só os justos podem viver assim.
Ml 4.2 - “Mas, para vós outros que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria”.
Pv 4.18 - “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando, mais e mais, até ser dia perfeito”.
9) Todos são iguais – Deus, na sua Palavra, não faz acepção de pessoas. Contudo, a Bíblia fala de ovelhas e bodes; benditos e malditos; justos e perversos; salvos e condenados. Como pecador, todo homem é igual, mas o que confessou e recebeu Jesus Cristo passou a ser filho de Deus.
Jo 1.12-13 - “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome”;
Rm 10.9-10 - “Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres, que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação”.
10) Beneficie a si e aos outros – O apóstolo Paulo ensinou de uma maneira diferente.
ICo 10.24 - “Ninguém busque o seu próprio interesse; e, sim, o de outrem”.
11) Baseie tudo em Deus – Mas, em que Deus? no deus dos peelistas, impessoal, desinteressado e alheio? Nesse, claro que não! O cristão deve fazer tudo, como para o Senhor Jesus.
Cl 3.23-24 - “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor, e não para homens; cientes de que recebereis do Senhor, a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo”;
12) Para cada denominação, há uma função – Em outras palavras: Tudo vem de Deus; logo, tudo é divino. É, mas nem tudo convém!
ICo 6.12 - “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas. Mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”.
13) Há um procedimento para o homem e um para a mulher – Se é em relação à vida espiritual, está errado, pois a salvação dá-se da mesma forma, através de Jesus. Se não o é, contradiz-se com o preceito 9, onde diz que todos são iguais.
14) Tudo pela paz mundial – Paz, sem Cristo, não existe. O Senhor fez distinção entre a Sua paz e a do mundo.
Jo 14.27 - “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.
15) Tudo reflete os fatos como um espelho – Dizem que tudo é reflexo de outra coisa. Onde está a essência? Dizem que é Deus, voltando ao deísmo – preceito 3 – onde esclarecem que Deus é tudo em todos.
16) Tudo progride e evolui – É a famosa teoria espírita da evolução, tão refutada pelos ensinos das Escrituras Sagradas.
Hb 9.27 - “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disto, o juízo”.
Ap 20.12 - “Vi, também, os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então se abriram livros. Ainda outro livro, o livro da vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros”.
17) Focalize o ponto central – Também há verdade nesta afirmativa; contudo, sem um discernimento espiritual do que é verdadeiramente central, como focalizá-lo?
18) Saiba que está, sempre, entre o bem e o mal – Este preceito é mais antigo que as civilizações, pois o homem, desde a criação, vem sendo exortado por Deus a optar pelo caminho do bem, e segui-lo.
19) Faça, ao perceber a necessidade – Este é, na essência, um ensinamento bíblico.
Pv 3.27-28 -“Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo. Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã, então to darei, se o tens agora contigo”.
20) Viva em equilíbrio espiritual e material – A Bíblia ensina de uma maneira diversa deste preceito.
Mt 6.25-33 - “Por isso, vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós, muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos, quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste, assim, a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas: pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia, o seu próprio mal”.
21) Viva a verdadeira Perfeita liberdade – A verdadeira liberdade, para os peelistas, é a escravidão aos preceitos da PL, jurada e prometida por seus fiéis. Mas a única maneira de se alcançar a liberdade, a verdadeira liberdade, é através de Jesus, do Seu Espírito, porque “... onde está o Espírito do Senhor,aí há liberdade”.
IICo 3.17 - “Ora, o Senhor é o Espírito; e , onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade”.
Jo 8.36 - “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.
Gl 5.1 - “Para liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão”.
Com suas juras, posições marciais para determinados tipos de preces; imposições enganosas para recolherem dinheiro dos adeptos e abundantes promessas de “graças maravilhosas”, “vida agraciada por Deus”, “paz universal”, “força e fé” e coisas semelhantes, a Perfect Liberty vive iludindo os incautos e ensinando uma fé diferente daquela encontrada na Bíblia e vivida pelos seguidores de Jesus Cristo.
Mt 15.9 à “E, em vão, me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”.
Conclusão
Verificamos que as propostas do Perfect Liberty encontram-se muito distantes da mensagem do Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Não se fala de Jesus, no poder do Seu Sangue, no Espírito Santo. A pessoa do homem é ressaltada mais uma vez. Mas Jesus disse:
Jo 15.5 - “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque, sem mim, nada podeis fazer”.
Qdo não se tem conhecimento de outras religiões não se deve tecer comentários infundados.
ResponderExcluir